





Para jogar Tchouk-Ball é necessário de 02 (dois), QUADROS DE REMISSÃO, ofíciais do Tchouk-Ball e 01 (uma), Bola Estelle handebol. O jogo desenrola-se seja sobre um terreno de 40x20 metros, com duas equipes de 09 (nove), jogadores; seja sobre um terreno de 30x15 metros, com duas equipes de 06 ou 07 jogadores. Os quadros ( ambos poderão serem usados pela duas equipes para efeito de finalizações, uma vez que no Tchouk-ball não existe um campo determinado para às mesmas), assim sendo, os quadros estão disponíveis 01(um), a cada extremidade (central da linha de fundo), do terreno de jogo e cercado por uma área frontal ou zona proibida em forma de um meio círculo de 03 (três), metros de raio.


Tchoukball (pronuncia-se chukebol) é um esporte coletivo indoor sem contato físico desenvolvido na década de 1970pelo biólogo suíço Dr. Hermann Brandt, com o objetivo de ser uma ferramenta para trazer paz às equipes.
O tchoukball foi criado após Dr. Hermann Brandt perceber que vários atletas se lesionavamna prática de atividades físicas.[2] Dr. Brandt decidiu, então, criar um esporte que não permitisse contato físico, como forma de construir uma sociedade humana viável.[3] O nome vem da união de "tchouk", o barulho que a bola faz ao bater no quadro, e "ball", bola eminglês.[4]
Na década de 1980, o esporte se desenvolveu principalmente em Taiwan (onde hoje é o terceiro esporte mais popular).[4] O país também sediou o primeiro torneio mundial, em 1984.[5]
Este esporte se caracteriza por combinar elementos do handebol, do voleibol e da pelota basca.[6] É gerido pela Federação Internacional de Tchoukball, fundada em 1971, que organiza campeonatos pelo mundo.[5] A Federação tem hoje treze países-membro e vinte e três membros observadores.


